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BLOG DE NOTÍCIAS

Atualizado: 7 de fev. de 2023



O SAP é o sistema de gestão empresarial mais utilizado no mundo e tem destaque como a principal solução em softwares para o planejamento de recursos empresariais (ERP).


Quando o sistema SAP é bem implementado, as empresas possuem muito mais controle de todas as áreas, operações e estratégias.

Antes de mostrarmos o passo a passo de como fazer uma implementação de sucesso, é muito importante citar alguns problemas comuns enfrentados pelas empresas que não tem um ERP:


1. Perda da produtividade na equipe de vendas: fazendo com que os vendedores percam mais tempo com burocracias desnecessárias, do que no desenvolvimento de novos projetos e no relacionamento com os clientes.


2. Sem organização, as informações ficam espalhadas e desatualizadas: organizar dados sem uma padronização ou local específico de comum acesso para todos dificulta a troca de informações entre equipes, acrescentam mais trabalho ao dia a dia.


3. Processos manuais aumentam as chances de erros: fazer uma gestão da informação com mais organização nos processos e de modo a reduzir o erro humano é fundamental para garantir mais credibilidade às informações nas empresas.


4. A perda de clientes pode aumentar: criar estratégias de retenção de clientes é necessário para evitar perda de clientes. Para isso, invista num sistema de gestão onde você possa inserir as informações dos seus clientes, o seu histórico de compras, dados de consumo e outros aspectos que interfiram na sua jornada do consumidor.

5. A tomada de decisões por parte do empreendedor se torna muito mais difícil: o empreendedor fica sem saber por onde começar a avaliar o cenário da empresa para tomar decisões. Isso torna o planejamento a longo prazo mais complicado para lançamento de novos produtos, ampliação do negócio ou expansão para outros segmentos.


6. Perda de prazos para pagamentos, recebimentos, entregas e reposições: A falta de prazos de pagamento significa que sua empresa gastará dinheiro extra em multas por atraso de pagamento. Perder os prazos de recebimento significa deixar de cobrar os clientes por taxas inadimplentes e, em última análise, interromper seu fluxo de caixa por falta desses valores. Atraso na entrega significa que você está decepcionando seus clientes, que podem decidir parar de comprar da sua marca.


Agora que você já sabe o que pode ser evitado de prejuízo financeiro e tempo desnecessários, vamos conferir de perto como implementar o SAP na sua empresa:


Passo 1: Levantamento inicial das necessidades e objetivos de se ter um ERP


A implantação de uma ERP é uma medida que visa aumentar a produtividade e melhorar alguns processos da empresa. Porém, para isso, é preciso identificar quais são os pontos que estão falhos, para garantir que todo o potencial desse sistema de gestão seja aproveitado e medir as melhorias.


A Adejo neste caso, procuraria entender as necessidades da sua empresa previamente para assim realizar um orçamento.


Qual é o seu maior gap e dificuldade atualmente?


1. Administrar finanças do negócio com os gastos de diferentes equipes?

2. Organização de dados mais complexos em planilhas de Excel?

3. A inserção de dados com erros manualmente em planilhas?

4. O setor de vendas ou marketing está com dificuldade de cruzar os dados sobre o negócio na organização atual?


Existem várias perguntas deste tipo que podem ser feitas às empresas para encontrar quais melhorias devem ser sentidas ao usar uma ERP, como os módulos SAP Business One da G2, por exemplo.


Passo 2: Avalie as opções de produtos existentes no mercado e validação da proposta


Compare as opções do mercado para definir qual é aquela ferramenta que se destaca para as necessidades de administração da sua empresa.


É importante considerar o crescimento do negócio ou aumento da produção. Tente imaginar também qual ferramenta conseguiria cobrir as futuras necessidades que podem vir a surgir para a sua gestão no futuro.


Feito isso, a proposta é apresentada à empresa, com o valor do investimento e todos os serviços inclusos. Com o ok, é feita a assinatura dos contratos.


Passo 3: Desenvolvimento, migração de dados e implementação


A Adejo desenvolve e parametriza o SAP de acordo com as necessidades da empresa cliente. Tudo é feito com qualidade e precisão para que o ERP de fato integre todas as áreas e leve uma gestão inteligente ao negócio.


Apesar dos módulos SAP ou qualquer outro ERP serem adotados para facilitar o dia a dia na empresa, mudar completamente a maneira das suas equipes trabalharem pode ser um grande desafio.


Por isso, comece aos poucos desenhando qual setor da empresa deve ser o primeiro a fazer a adesão na sua equipe do ERP. Converse com a sua equipe para definir como ela irá organizar dados dentro da ferramenta e ofereça treinamento uso da ferramenta antes de começar a utilizá-la, certo?


Depois disso, defina também qual será o prazo para instalação dessa equipe no sistema e quem irá fazer a fiscalização para garantir que as informações foram implementadas corretamente.


Quando o sistema é implementado na empresa cliente, os nossos consultores fazem toda a instalação do software, configuração de usuários e integração com sistemas online e offline pré-existentes.


A Adejo fornece todo o suporte, contanto com um time especializado para que a sua empresa tenha autonomia e aproveite todos os recursos do ERP.


Passo 4: Fiscalização e suporte contínuo


Todas as informações passaram pela instalação no sistema? Ok, então aguarde alguns dias ou semanas para ter certeza que o processo escolhido funcionou.


Feito isso, faça uma segunda leva de fiscalização, para anotar o que foi um sucesso e recolher aprendizados do que não funcionou para o caso de ser necessário rever o plano antes da próxima equipe também organizar dados na plataforma.


Deu tudo certo com a implantação? Então, é hora de começar a planejar quais serão os setores seguintes a adotar esta tecnologia e em que ritmo, além de apresentar este cronograma aos envolvidos.


Por fim, o processo se repete até que todos tenham sido treinados e estejam utilizando a ERP.


Enquanto a sua empresa utiliza o SAP, a Adejo permanece dando todo o suporte ao negócio. Qualquer necessidade de ajuste, customização, atualização ou até mesmo novo treinamento pode ser solicitado para a Adejo.


Saiba como a Adejo pode te ajudar com as soluções de SAP:


A Adejo conta com uma equipe experiente, multidisciplinar e com conhecimentos avançados, utilizamos toda a nossa experiência para integrar o SAP com as operações fiscais e de comércio exterior, criando um ambiente de gestão otimizada focada em resultados

Para mais informações sobre as nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores.


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Estão disponíveis dois ambientes de produção restrita: um destinado a recepcionar os eventos da versão 1.5.1 e outro destinado a recepcionar os eventos da versão 2.1.1.


Ambiente para leiaute versão 2.1.1


Foi disponibilizado em 28/11/2022 um novo ambiente e um novo banco de dados para recepção dos eventos da versão 2.1.1 de forma assíncrona. Os endereços para transmissão não foram alterados, permanecendo os mesmos que estão no manual do desenvolvedor. Os dados (lotes e eventos versão 2.1.1) transmitidos de forma assíncrona foram excluídos. Todos os lotes/eventos devem ser enviados novamente para este ambiente, incluindo os eventos de tabela.


Ambiente para leiaute versão 1.5.1


A recepção da versão 1.5.1 dos eventos de tabela e da série R-2000 continuará disponível no ambiente de produção restrita, por transmissão síncrona até data ainda a ser definida. Esse ambiente não sofreu alterações no endereço e os dados foram mantidos.


Importante:


O banco de dados do ambiente da versão 2.1.1 não se comunica com o banco de dados da versão 1.5.1. Os dois ambientes da produção restrita funcionam de forma isolada.



Fonte: SPED

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Atualizado: 28 de nov. de 2022



O futuro do Comex, inevitavelmente está ligado a evolução da tecnologia, com processos mais ágeis e integrados, transparência e a melhora da experiência com o cliente.


As tendências do Comércio Exterior para os próximos anos devem estar ligadas ao ‘humanismo digital’, onde tecnologia assertiva e bem implementada faz conexão com humanos. Por isso que é sempre bom aprender e reaprender todos os dias, deixando de lado a resistência a mudança.


Portanto, as empresas que atuam com Comércio Exterior precisam estar ligadas nessas 6 principais tendências de tecnologia que podem trazer muitos benefícios para o próximo ano:


1- Business Intelligence


Uma tecnologia disruptiva e inovadora que pode ser implementada em uma empresa de importação e exportação é a Business Intelligence, ou inteligência de negócios.

Esses benefícios são agregados graças às informações que são extraídas do processo de Business Intelligence. Por isso, não há uma indicação de tipo de sistema ou método de trabalho para a implementação do Business Intelligence. Apesar dessa máxima, os próximos tópicos demonstram algumas ferramentas que podem ser utilizadas em um setor de Business Intelligence, além de servir a toda a empresa de importação e exportação.


2- Blockchain


É uma espécie de livro razão compartilhado, seguro e imutável que foi criado originalmente para facilitar o processo de registro das transações e o rastreamento de ativos que compõem uma rede empresarial. Trata-se de uma ferramenta tão segura que, até os dias atuais, não se têm registros de fraudes envolvendo os dados dos códigos da Blockchain. No Brasil, o Serviço Federal de Processamento de Dados, em parceria com a Receita Federal do Brasil, criou a sua própria Blockchain que foi chamada de bConnect.


3- Internet das Coisas


A Internet das Coisas é outro conceito que tem ganhado bastante importância no meio empresarial em geral. Basicamente, este é um conceito que pressupõe uma interconexão digital entre objetos físicos e a internet. Dessa forma, é possível coletar e transmitir dados que podem ter inúmeras utilizações.

No comércio internacional, essa tecnologia tem sido utilizada para rastrear e detalhar mercadorias comercializadas diariamente entre portos e aeroportos.


4- Computação na nuvem:


Essa é uma tendência que auxilia não apenas as empresas de comércio exterior. Os operadores ou responsáveis pelos processos podem realizar as suas atribuições em qualquer lugar que tenha um computador conectado à internet. A computação na nuvem tem sido utilizada quase que majoritariamente nos arquivos digitais. Mas, atualmente, já existem sistemas que podem ser acessados por um simples navegador na internet.


5- Inteligência Artificial:


É uma das principais novidades do século e já vem sendo utilizada por diversos setores da economia mundial. Atualmente, a Inteligência Artificial ajuda diversos segmentos a reduzirem custos por meio da automação de processos. Em todos os lugares do mundo temos mudanças em procedimentos de importação e exportação utilizando a Inteligência Artificial. O foco da Inteligência Artificial não é roubar o lugar do ser humano, e sim facilitar o cotidiano das empresas.


6- Big Data


É um emaranhado de dados armazenados em um servidor na nuvem ou físico. O foco é concentrar todas as movimentações realizadas pela empresa de importação e exportação em determinado período. Mas ele não tem como objetivo a análise desses dados.

Desse modo, a empresa deve ter uma grande capacidade de armazenamento para guardar todos esses dados.

Apesar da quantidade de itens armazenados, ele não tem como foco realizar algum tipo de análise ou geração de informações.

Vale a pena ressaltar que o Big Data depende de diversos e complexos sistemas de proteção.

Afinal, apesar de conter dados espalhados e sem muita definição, eles podem ser utilizados para entender aspectos importantes da sua empresa.


A pandemia impulsionou a mudança, mexendo nesse cenário de transformação digital.


Conheça algumas fontes seguras para visitar diariamente:


Além de todas essas ferramentas, é importante o profissional que trabalha com Comércio Exterior saber também onde obter informação.

Para aplicação das tendências citadas acima e focar na tecnologia, é necessário estar um passo na frente e saber o que demanda o que o mercado nacional e internacional.

E para isso, a leitura de noticiários, blogs, portais especializados, artigos e a checagem de informações, precisam ser parte da rotina de trabalho.

Algumas fontes são recomendadas, como:







Saiba como a Adejo pode te ajudar com as soluções de Comércio Exterior:


A Adejo oferece alto padrão em soluções para Comércio Exterior, com uma equipe especializada pronta para adaptar as ferramentas ideais à realidade do seu negócio. Simplificação, otimização, compliance e melhor governança dos processos para que sua empresa evolua em transações globais.


Para mais informações de nossas soluções fiscais, entre em contato com um de nossos consultores.

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