top of page

BLOG DE NOTÍCIAS

Atualizado: 1 de nov. de 2022



EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS:


1. Trata-se de proposta de ato normativo a dispor sobre o controle aduaneiro informatizado da movimentação de veículos e cargas nos aeroportos alfandegados, tendo em vista que se encontra em fase final de desenvolvimento, no âmbito do Portal Único de Comércio Exterior, o novo sistema de Controle de Carga e Trânsito na Importação (CCT Importação), que será implementado, inicialmente, para o modal aéreo.

2. O CCT Importação será implementado de forma gradual, conforme cronograma a ser definido pela Coordenação-Geral de Administração Aduaneira - Coana, em todos os aeroportos alfandegados do País e substituirá o Sistema Integrado de Gerenciamento do Manifesto (Mantra) no controle da maior parte das operações com veículos e cargas, importadas e em trânsito aduaneiro, que ocorrem nestes aeroportos.

3. O CCT Importação representará um grande avanço no controle aduaneiro, pois agilizará e simplificará a prestação das informações à fiscalização aduaneira pelas companhias aéreas e agentes de carga, que passarão a utilizar o padrão Cargo XML da International Air Transport Association (IATA), que já é amplamente utilizado por estes intervenientes em suas relações privadas.

4. Os eventos relativos à recepção e entrega das cargas sob controle do CCT Importação serão registrados pelos depositários em seus sistemas próprios, que os transmitirá em tempo real ao sistema Recintos, e este repassará as informações ao CCT Importação, o que facilitará e simplificará o registro de tais eventos pelos depositários.

5. O CCT Importação permitirá, ainda, controlar as trocas de responsabilidade sobre a carga, permitindo identificar o responsável pela carga a qualquer tempo, desde a sua chegada até a entrega final ao importador.

6. Salienta-se que o sistema, desde o início do projeto, teve contribuição pública em sua especificação. Desse modo, propõe-se que os procedimentos para a utilização do CCT Importação, pelos órgãos públicos e pelos intervenientes privados, sejam normatizados, assim como sejam definidas as operações que passarão a ser controladas pelo novo sistema nos aeroportos alfandegados, submetendo à contribuição pública a proposta de IN ora apresentada.


Consulte o texto integral da minuta da IN aqui: Minuta da IN CCT Importação


137 visualizações0 comentário

Atualizado: 22 de dez. de 2022



Lista de Municípios que aderiram à plataforma NFS-e (Atualizado em 21/10/2022 09h45)


Neste momento a lista conta com 86 entes, sendo composta por 15 capitais e 71 municípios.


Veja abaixo se o seu município é conveniado e participa da NFS-e (ordem alfabética por UF e por Município):





















































124 visualizações0 comentário
Foto do escritorConteúdo Adejo


Os sistemas integrados de gestão empresarial (ERP’s) têm se tornado cada vez mais essenciais, e hoje são praticamente uma necessidade para a maioria das empresas. Um dos mais buscados e mais utilizados é o sistema SAP, que tem como função auxiliar no gerenciamento e na administração de empresas. Além disso, o sistema SAP também tem uma capacidade de se adaptar as necessidades específicas de cada cliente e será implementado de acordo com essas necessidades.

Para facilitar o controle de todos os setores da empresa, o sistema SAP conta com uma divisão modular, com cada um deles auxiliando um diferente segmento da empresa.


Os principais módulos do SAP são:

  • Financial Accounting (FI)

  • Financial Supply Chain Management (FSCM)

  • Controlling (CO)

  • Materials Management (MM)

  • Sales and Distribution (SD)

  • Logistics Execution (LE)

  • Production Planning (PP)

  • Quality Management (QM)

  • Plant Maintenance (PM)

  • Project System (PS)

  • Human Capital Management (HCM)

  • Supplier Relationship Management (SRM)

  • Fixed Asset Management (AM)

  • Business Warehousing (BW)

  • Warehouse Management (WM)

  • Advanced Business Application Programming (ABAP)


Entre esses módulos do SAP, ainda é importante destacar 7, que são:


1. Financial Accounting – é responsável pelo rastreio do fluxo de dados financeiros. Ele mantém os dados de todas as transações comerciais e financeiras, fornecendo um controle em tempo real de todas as ações financeiras da empresa.


2. Controlling – é responsável por coordenar e monitorar os processos de uma empresa. Fornece relatórios das operações da empresa, rastreia as informações e auxilia no planejamento de estratégias de negócios.


3. Sales Distrubution – auxilia todo o processo de vendas e distribuição de produtos, além de realizar o controle e gerenciamento de estoque.


4. Materials Management – é responsável pela administração de materiais e auxilia o gerenciamento de estoque.


5. Quality Management – trabalha em conjunto com diversas áreas da empresa para fazer todo o controle de qualidade de todos os processos, que vão desde a entrada de matéria prima até a pós-produção.


6. Production Planning – é responsável por planejar e gerenciar a produção. Essa ferramenta atua diretamente com a área de vendas, auxiliando nos processos de vendas, recursos de distribuição e outros.


7. Plant Maintenance – é responsável por gerenciar todas as atividades de manutenção da empresa. Atuando diretamente no sistema técnico, essa ferramenta auxilia na inspeção, manutenção, notificações, reparos e outras medidas que melhorem a qualidade do sistema técnico.


Baseado nesse cenário, a Adejo com sua experiência de mercado nas areás tributárias e de comércio exterior, auxilia nossos clientes através de:


- Alocação de recursos, realizando todo o controle dos recursos e das atividades realizadas pelo mesmo, evitando assim a perda de conhecimento em caso de mudanças e trazendo mais segurança ao cliente;


- Planejamento estratégico, ajudando o cliente a otimizar o ERP, com foco para a área fiscal e para o comércio exterior;


- Desenvolvimento de projetos, que atráves da implatação de modulos, soluções fiscais, soluções de comércio exterior e outras similares, auxiliam nossos clientes a atingir altos níveis de compliance;


- Customização, que trabalha mapeando e entendendo a necessidade de cada cliente e desenvolve melhorias mediante essas necessidades.


Entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos auxiliá-lo a transformar seu negócio!

142 visualizações0 comentário
Cadastre-se em nossa Newsletter

Obrigado!

Logo-Ninecon
TR-Logo
bottom of page
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.