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Um dos principais temas que preocupam as empresas em geral, tem sido a transformação digital. E quando falamos na transformação digital fiscal o tema é ainda mais preocupante.



Essa preocupação tem sido decorrente da aceleração repentina deste processo da transformação digital fiscal durante a pandemia do coronavírus.

É um momento muito delicado nos mais diversos aspectos de uma empresa, e ainda mais quando estas mudanças passam pela agilidade do uso e processamento de dados, pois muitas empresas ainda eram analógicas e passaram por um processo de digitalização em tempo muito curto, de certa forma traumática, com isso muitas dúvidas e problemas com novos processos apareceram.


Estas mudanças sempre foram uma preocupação da área Fiscal nas empresas Brasileiras, que além da concorrência de mercado global, enfrentam a extrema complexidade do nosso sistema tributário debruçado em enormes demandas e procedimentos.


O QUE REALMENTE É A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL FISCAL


A transformação digital fiscal tem como premissa uma característica: a união de diferentes tecnologias, para resultar em uma melhora das atividades dos setores fiscais e tributários de uma empresa. Tem como objetivo simplificar, agilizar os processos e deixá-los mais eficientes.



TECNOLOGIAS USADAS


Algumas das tecnologias mais usadas são: Big Data, Cloud computing e inteligência artificial.


Big Data

São tecnologias referentes a coleta e absorção de informações, para analisar e transformar dados. Esses dados podem ser utilizados nas mais diversas áreas como o cruzamento de informações usada pela Recita Federal.

Em uma empresa essas tecnologias podem ser usadas para cruzar informações, para os mais diversos fins, como evitar problemas fiscais e minimizar compras e gastos desnecessários.


Cloud computing

Referente ao armazenamento de informações e de sistemas como ERP na nuvem um ambiente muitas vezes mais seguro de melhor acesso, pois pode ser acessado de qualquer lugar pela internet.



Inteligência Artificial


São softwares que tem como objetivo simular a inteligência humana em tarefas repetitivas, podendo assim apresentar modelos de atividades automatizadas, que para as empresas são recursos de grande valor, pois utilizando essas tecnologias os erros nos processos são minimizados.


APLICANDO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM EMPRESAS


Para iniciar a mudança é preciso identificar todos os procedimentos realizados pela empresa, após a identificação é necessário avaliar quais processos e etapas podem ser submetidos as tecnologias.


Após verificar quais tecnologias podem ser usadas, onde e quando, a empresa deve se atentar a implementação junto de seus funcionários, para que eles entendam a necessidade de cada mudança e se capacitem para elas.


Após essas etapas é necessário que a empresa tenha como meta, analisar rotineiramente os resultados dos processos e verificar quais outros podem ser alcançados e submetidos. Outro ponto importante é de que a empresa tenha sempre conhecimento sobre as novas tecnologias para o setor e se manter atualizada.


Essas mudanças trazem para empresa a possibilidade de otimizar e assegurar com que seus procedimentos e atividades possam estar fluindo de uma maneira mais eficiente e sempre de acordo com a legislação principalmente fiscal e contábil.



Saiba como a Adejo pode te ajudar na transformação digital da sua empresa


A Adejo é uma consultoria de serviços com expertise em soluções fiscal e comércio exterior. Por meio de uma equipe especializada, a empresa está apta para auxiliar no planejamento e adaptação das ferramentas tecnológicas com base nas necessidades de cada negócio.


As soluções da Adejo são desenvolvidas com o objetivo de oferecer suporte às empresas no atendimento das exigências fiscais, tributárias e aduaneiras.

A Adejo também implementa soluções Thomson Reuters, oferecendo inteligência e tecnologia para toda a gestão. Afinal, somos os principais parceiros da marca no Brasil, com profissionais certificados e com grande experiência em relação as soluções.




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Atualizado: 30 de dez. de 2021




Consiste em um regime aduaneiro especial, tendo como objetivo a melhoria da competitividade internacional, resultando em menores encargos financeiros e fiscais, assim como nos custos.

O que é Drawback suspensão?

Drawback Suspensão é a modalidade que pode ser nomeada também de Drawback Suspensão integrado.

Essa modalidade elimina os tributos que seriam inseridos na importação ou mercado interno para modalidades como manufatura, ou insumos para produtos a serem industrializados para exportação.

Quem pode utilizar o Drawback suspensão?

A empresa que opta por utilizar a modalidade Drawback suspenção integrada é obrigada a identificar todos os produtos que foram produzidos com insumos beneficiados desse regime e os mesmos tem como obrigatoriedade a comercialização no mercado externo, atendendo todas as individualidades do produto conforme as suas obrigatoriedades de comercialização.

Assim que a empresa optar pela modalidade ela tem como atrativos nos bens manufaturados a isenção sobre essas mercadorias de diversos impostos, como: Imposto de Importação, IPI, PIS, COFINS, ICMS, AFRMM. Para os Insumos adquiridos no mercado interno a suspenção se limita aos seguintes impostos IPI, PIS, COFINS. Essas reduções têm grande impacto positivo no produto final.

Todas as empresas que têm acesso ao mercado internacional podem optar pela modalidade, tendo de estar em dia com as obrigatoriedades e procedimentos para inclusão do mercado internacional.

Esse regime de Drawback Suspensão integrado, é supervisionado pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), que analisa as informações fornecidas pela empresa que optou pela modalidade, a mesma tem como uma de suas obrigatoriedades informar quais insumos e quais etapas os mesmos são utilizados assim como o seu destino a exportação.

Apenas em algumas situações as empresas não podem utilizar o a modalidade, umas delas é quando os insumos são destinados a Zona Franca de Manaus e nas áreas de livre comércio no território nacional.


Quais os primeiros passos para adotar essa modalidade?


Para empresas que vão adotar a modalidade os primeiros passos são:

Montar um escopo com as fases e pontuar os procedimentos para um ingresso correto, identificando assim todas as etapas dessa produção identificando as mesmas, assim como os processos de manufatura destacando as etapas e itens em processo, todos os insumos adquiridos tem de estar destacados e identificados assim como quantificados e precificados.

Com todos os processos já identificados é preciso acessar o SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) para iniciar a solicitação.


O que é exigido para solicitar o Drawback suspensão?


São exigidos Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa (CPD-EN) ativa, Certificado digital válido.

O benefício do Drawback Suspenção é vigente por um tempo limitado, a princípio é por um ano, porém ele pode ser estendido por mais um ano se assim solicitado e concedido.

Esse regime é complexo e demanda um vasto conhecimento tributário e fiscal, seu monitoramento é feito constantemente pela Receita Federal portanto é imprescindível o acompanhamento por profissionais competentes e com amplo conhecimento.


Como a Adejo pode te ajudar?

A Adejo é uma consultoria, parceira da Thomson Reuters Brasil, que oferece soluções e sistemas para comércio exterior. Elas são desenvolvidas com foco em personalização, simplificação e otimização. Sempre respeitando boas práticas de compliance e governança para que os nossos clientes evoluam e estejam alinhadas às demandas de mercado.


Quer saber mais sobre consultoria e sistema para comércio exterior? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e soluções.

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O governo federal decidiu reduzir em 10% as Tarifas do Imposto de Importação sobre 87% dos códigos tarifários que compõem a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Essa é a redução mais ampla já concedida no Brasil, porém é por tempo limitado. Tem como objetivo ajudar com o momento atual econômico do país reflexo da pandemia da Covid-19. Impactando assim em redução no preço final de ampla gama de itens para o consumidor.



Essa decisão foi aprovada na 6ª reunião extraordinária do Comitê-Executivo (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) Impactando em grande parte dos bens importados. A Resolução Gecex nº 269/2021 que implementou a medida em edição extra do diário oficial da União em 05/11/2021.

De acordo com Marcelo Guaranys (secretário executivo do Ministério da Economia) a medida tem como objetivo amenizar o impactante aumento dos preços que estamos observando no Brasil e resto do Mundo, de acordo com Marcelo Guaranys essa redução das tarifas ajuda a população assim como melhora a economia do Brasil.

Roberto Fendt (Secretario especial de comércio Exterior e Assuntos Internacionais) Pontua que a pandemia causou uma alta nos preços no Brasil e no mundo devido ao alto consumo de diversos itens e escassez na produção e transporte dos mesmos, impactando com maior força a população de baixa renda, essas medidas têm como um dos principais objetivos diminuir esses impactos financeiros devido a alta da inflação.

Com essas medidas de redução de impostos o Governo também mira em ampliar a abertura comercial do país, aumentando a concorrência e consequentemente diminuindo os preços e ampliando a oferta de produtos, resultando em melhora na economia e crescimento.

Essa implementação terá data de início e término já estabelecidas, iniciando em 12/11/2021 até 31/12/2022. Ana Paula Repezza (secretária-executiva da Camex) Destaca que além da indústria que será beneficiada devido a diminuição das alíquotas de insumos e bens, o consumidor final será beneficiado com essa redução das alíquotas do imposto de importação em uma gama extensa de produtos afinal são mais de oito mil linhas tarifarias incluídas na redução de alíquota, esse movimento será de grande ajuda para a recuperação da economia do País.

Lembrando que essa não é a primeira vez esse ano que ocorre uma redução de impostos, em março de 2021 a Industria teve uma redução de 10% em itens eletrônicos como computadores, celulares, máquinas e equipamentos. Na época um dos principais objetivos era de acelerar o processo de abertura comercial.


Está em busca de uma consultoria eficiente para realizar as próximas demandas de 2022?

Conte com a Adejo. Temos soluções eficientes e de grande escalabilidade para ajudar a sua empresa.

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.


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