A necessidade de tornar os processos mais simples, ágeis e eficientes tem feito muitas empresas buscarem soluções tecnológicas que permitam executar mais ações em um menor espaço de tempo. Esse cenário colabora para a expansão da Automação Robótica de Processos, também conhecido como RPA.
É uma ação que exige muito planejamento para ser devidamente executada, porque pode gerar uma ruptura considerável em empresas que estão dando os primeiros passos rumo a uma transformação digital mais sólida e impactante.
Neste artigo, vamos mostrar detalhes que vão ajudar você a compreender melhor como a Robotic Process Automation funciona e as vantagens que proporciona para as corporações. Acompanhe!
O que é o RPA?
O RPA consiste em soluções tecnológicas que utilizam sistemas (robôs) para automatizar uma série de atividades, gerando respostas automáticas para os usuários que podem ser os colaboradores ou os consumidores.
É um mecanismo que realiza tarefas repetitivas com baixo nível de complexidade. Dessa forma, libera os empregados para a execução de ações que são consideradas estratégicas para uma companhia.
Quando e onde o RPA é aplicado?
Com os processos devidamente mapeados, essa solução pode ser facilmente aplicada. Para você entender isso melhor, vamos apresentar exemplos de áreas em que o RPA pode ser adotado com tranquilidade. Confira!
Tecnologia
O setor de Tecnologia da Informação (TI) pode contar com o RPA para fazer cálculos complexos relacionados com o desempenho de uma ferramenta. Esse recurso também ajuda na geração de relatórios, na execução de backups e no gerenciamento de downloads e uploads.
Assim, os funcionários podem ter mais tempo para acompanhar as tendências do mercado e visualizar oportunidades de otimizar o desempenho institucional por meio do avanço tecnológico.
Administração
O setor administrativo é conhecido pela burocracia, porque é necessário seguir uma série de requisitos para evitar problemas com a manutenção do patrimônio e o desrespeito à legislação.
Para agilizar as ações, é válido adotar o RPA para executar atividades, como cobrança de dívidas, solicitações de orçamento, processamento de pedidos, realização de pagamentos e respostas por e-mail.
Gestão Fiscal
À medida que as atividades fiscais e criação de novas tributações se tornam mais complexas, é necessário ter um maior acompanhamento e monitoramento das apurações e emissões de guias de pagamentos em diversos portais estaduais. Por meio de um recurso voltado para a automatização de tarefas, consultar as informações tributárias e gerar estas guias, se torna algo bem mais simples com a aplicação do RPA.
Dessa forma, a equipe fiscal perde menos tempo com atividades repetitivas e burocráticas, propiciando um ambiente mais favorável para análises em estratégias para melhores práticas tributárias.
Como o Robotic Process Automation funciona?
Inegavelmente, essa solução pode ser aplicada em muitos setores de uma instituição. Com o objetivo de mostrar como isso é viável, vamos apresentar aspectos que ratificam a importância de investir no RPA de maneira estratégica. Veja!
Custo
Em virtude da agilidade de ser implantado, o RPA se caracteriza por ter um custo de automatização bem inferior em relação a outros mecanismos. Por ter um acesso direto à interface visual dos sistemas, essa solução evita gastos com integração de softwares, atividade necessária, na maioria dos casos, para um projeto de automatização ser concretizado.
Agilidade
Adotar robôs para fazer tarefas repetitivas de maneira correta é muito mais rápido do que desenvolver um software customizado ou apostar na automatização por BPMS, recurso que segue exatamente os mesmos passos que uma pessoa daria ao executar um serviço.
Flexibilidade
Um dos fatores mais marcantes do RPA é possibilitar que o responsável por um processo atue de maneira consistente dos trabalhos de automatização. Assim, o gestor pode fazer as mudanças e ajustes com mais facilidade, o que diminui a dependência do suporte do setor de TI.
Os benefícios da Automação Robótica de Processos
A melhor forma de provar que o RPA é uma excelente alternativa para diversas empresas é apresentar as vantagens proporcionadas. Pensando nisso, vamos mencionar os benefícios mais importantes dessa solução para os clientes. Leia com atenção!
Aumento na produtividade da equipe
Uma das ações que mais incomodam os funcionários é realizar tarefas repetitivas como digitar dados para fazer um cadastro. Isso, em muitos casos, leva muito tempo e, dependendo do nível de paciência do consumidor, pode gerar um desgaste emocional desnecessário.
Para oferecer um atendimento de ponta e um ambiente de trabalho mais confortável aos colaboradores, vale a pena optar por um recurso que facilite esse processo e torna a inserção de dados bem menos trabalhosa.
Redução de erros
Um dos grandes problemas provocados pelas atividades manuais abrange a quantidade de equívocos. E, em algumas situações, isso pode prejudicar a qualidade dos serviços. Por meio da automatização de tarefas, evitar erros e retrabalhos se torna uma missão muito mais simples de ser executada. Assim, uma empresa pode ser mais ágil e capaz de atender a demanda de maneira exemplar.
Comunicação mais eficiente
Cada vez mais os clientes querem informações precisas em curto prazo. E a melhor maneira de fazer isso é por meio da geração de respostas automáticas geradas a partir do RPA.
Ao indicar as formas de resolver um problema com simplicidade e rapidez, uma empresa tem mais condições de atingir altos níveis de satisfação e de fidelizar o público-alvo de forma consistente.
Padronização de processos
Para uma organização se destacar no mercado, é essencial que os processos sejam padronizados e de fácil entendimento para os colaboradores. Essa ação se torna perfeitamente viável ao aplicar uma solução que automatiza tarefas e facilita a execução de ações voltadas para o bom desempenho.
Client Experience
O consumidor deve literalmente se sentir especial ao ser atendido. Em outras palavras, precisa ter os problemas resolvidos com transparência, agilidade e cortesia.
Com serviços automatizados e processos devidamente claros para a equipe, isso pode ser alcançado de maneira fácil. E, sem dúvida, valorizar a experiência do cliente é o melhor caminho para conquistá-lo e torná-lo um defensor da marca.
Implementação do RPA
Para implementar a automação robótica de processos, é necessário pesquisar o mercado, avaliar as soluções disponíveis, analisar a reputação dos fornecedores, fazer testes e contar com um suporte qualificado. Também é válido preparar os funcionários para as mudanças, para que o investimento proporcione um rápido retorno.
RPA e a transformação digital
A transformação digital apenas pode ser concretizada quando são escolhidas soluções que estejam adequadas às necessidades de uma instituição. Também é fundamental que haja uma mentalidade aberta para inovar com consistência.
Esse conjunto de fatores é primordial para o RPA ser inserido na rotina de trabalho da melhor forma possível, o que aumenta as chances de a solução causar um impacto positivo nos processos e na percepção dos clientes sobre a empresa.
Saiba mais sobre Automação Robótica de Processos
Com bastante planejamento e uma análise da conjuntura atual, é possível criar um ambiente mais favorável para investir no RPA com inteligência. Além disso, é crucial contar com um suporte de ponta, como o da Adejo, que segue boas práticas nos setores de gestão fiscal e de comércio exterior.
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